Hoje iniciaremos a abordagem de um tema de extrema importância para a indústria de lubrificantes, fabricantes de equipamentos originais e usuários. Falaremos sobre os sistemas de classificação de óleos lubrificantes. Por se tratar de um assunto muito extenso, faremos uma série de quatro correios sobre o tema.
Vou começar pelos sistemas de classificação de óleos lubrificantes automotivos e industriais baseados na principal propriedade de um óleo que é a sua viscosidade.
1 - Sistema SAE de classificação de viscosidade de óleos para cárter (motor)
Com o advento dos automóveis no início do século passado, uma das maiores preocupações dos fabricantes de veículos naquela época, era minimizar o risco do uso de óleo errado no motor e/ou na transmissão do seu veículo. Para atender a esta demanda, em 1911, a SAE (Society of Automotive Engineer - Associação dos Engenheiros Automotivos) dos USA, desenvolveu o primeiro sistema de classificação para óleos automotivos que se baseava única e exclusivamente na viscosidade. Este sistema, que tem sido atualizado ao longo do tempo, estabelece para os óleos de motor 11 classificações ou graus de viscosidade diferentes: SAE 0W, SAE 5W, SAE 15W, SAE 20W, SAE 25W, SAE 16, SAE 20, SAE 30, SAE 40, SAE 50 e SAE 60.
A letra "W" que se segue ao grau SAE vem da palavra "Winter" (inverno) e indica que o óleo é adequado para uso em locais de clima frio. Os óleos que tiverem a indicação W devem apresentar valor adequado de viscosidade quando medidos à baixas temperaturas estabelecidas pela SAE. As classificações que não incluem o "W", definem graus de óleo para uso em locais de temperaturas mais altas, ou seja, climas quentes. A viscosidade desses óleos - SAE 20, 30, 40, etc. - deve ter valor correto quando medido a 100oC.
Os aditivos melhoradores de índice de viscosidade tornam possível a fabricação de óleos multigraus, como por exemplo o óleo SAE 20W40 e o SAE 15W40. Os óleos multigraus são amplamente são amplamente empregados porque em todas as condições são bastante leves para permitir dar a partida no motor com facilidade a baixas temperaturas com o motor ainda frio, e suficientemente viscoso para ter um desempenho satisfatório a temperaturas elevadas após o aquecimento do motor.
É importante compreender que o sistema de classificação de viscosidade identifica somente a viscosidade e nada mais a respeito do tipo ou da qualidade do óleo ou do serviço ao qual ele se destina.
2 - Sistema SAE de classificação de viscosidade de óleos para transmissão manual e diferencial
Este sistema tem a função análoga ao sistema para óleos de motor. Aqui também o sufixo "W" indica graus de viscosidade destinados a uso em baixas temperaturas, ou seja, locais de clima muito frio.
É importante salientar que não há continuidade entre os graus de viscosidade para óleos de cárter e aqueles referentes aos óleos de engrenagem automotiva, apesar da aparente semelhança em seus sistemas de numeração. A gráfico abaixo, mostra, por exemplo, que um óleo de cárter SAE 50 tem a viscosidade de um óleo SAE 90 e que um SAE 40 situa-se parcialmente dentro do grau SAE 90 para óleos de engrenagens e parcialmente abaixo dele.
Os óleos de múltipla graduação para engrenagens automotivas, por exemplo SAE 85W140, podem ser formulados, como no caso dos óleos para motor, e são aqueles que se situam dentro dos limites de um dos graus "W" para baixa temperatura e, também, dentro dos limites de um dos graus para alta temperatura.
3 - Sistema ISO de classificação de viscosidade de óleos industriais
Este sistema aplica-se aos óleos lubrificantes industriais na faixa de viscosidade de 2 a 1.500 cSt a 40oC. Fluidos fora desta faixa são raramente usados como lubrificantes industriais. Os principais objetivos do sistema são: "Estabelecer uma série de definidos graus de viscosidade de modo que, fornecedores de lubrificantes, usuários e fabricantes de equipamentos tenham uma referência comum e uniforme para projetar, especificar ou selecionar a viscosidade de lubrificantes industriais e eliminar desnecessárias viscosidades intermediárias, reduzindo assim o número total de graus de viscosidade usados na lubrificação do equipamento industrial".
Bem amigos, ficamos por aqui quanto as classificações dos óleos lubrificantes baseada exclusivamente na viscosidade. Nos próximos Correios Técnicos, abordarei a classificação API, ACEA e a classificação dos lubrificantes industriais.
Qualquer comentário ou dúvidas, fiquem à vontade para utilizar o campo abaixo. Até o próximo Correio Técnico!