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LUBRIFICAÇÃO DE MOTORES DE MOTOCICLETAS
Lubrificação

Publicado por Eng. José Cesário Neto

17 FEV 2021 | 00h00

Em todo o mundo, a necessidade de se deslocar de forma rápida tem proporcionado o aumento do uso de motocicletas e scooters. Embora seja popular por uma série de razões, este modo de transporte tem se popularizado devido a maior flexibilidade, conveniência e acessibilidade que oferece e a capacidade de ir a mais lugares. O óleo que mantém as motocicletas de 4 tempos funcionando perfeitamente requer a mesma capacidade para ir a mais lugares e fazer mais coisas para efetivamente lubrificar, limpar, resfriar e proteger o motor, a embreagem e as engrenagens da transmissão. O óleo deve passar por pequenos espaços e caminhos com folgas bem estreitas e qualquer atrito excessivo ou superaquecimento pode rapidamente se tornar um problema sério para o sistema e componentes metálicos. Portanto, neste ambiente bastante desafiador, é fundamental usar um óleo especialmente desenvolvido para motocicletas e que garanta elevado desempenho na preservação de todos os seus componentes. A jornada do óleo começa ao ligar a moto. Um engenhoso sistema formado pela combinação de canais, bomba e aberturas construídas e instaladas estrategicamente, funciona de forma simultânea e coordenada para mover o óleo de um lugar para o outro garantido a lubrificação necessária. A bomba é o coração de todo o sistema de lubrificação de uma motocicleta. Ela extrai o óleo do cárter e distribui para o motor, onde é exposto a temperaturas extremas. Deste modo, o motor requer um óleo que pode absorver e transferir o elevado calor gerado pelos componentes de forma eficaz, prover lubrificação e proteção para minimizar o contato metal-metal das peças deslizantes da embreagem. A versatilidade do óleo é testada ainda mais, pois sua função de resfriamento continua sendo uma função chave para evitar o superaquecimento. O lubrificante deve também permitir a intensidade adequada de atrito entre as placas e os discos da embreagem para que o mecanismo possa funcionar corretamente quando acionado. O mesmo óleo também circula pelas engrenagens da transmissão, onde é exposto a altas temperaturas e pressões colocando ainda mais esforço sobre ele. O óleo deve ser capaz de absorver calor e ajudar a proteger as engrenagens contra a corrosão e desgaste. Para isso, tem que contar com agentes antidesgaste especiais e de extrema pressão e, por último, mas não menos importante, tem que manter a limpeza do sistema, função de extrema importância para garantir a circulação do óleo pelo motor e embreagens, levando todos os detritos para o filtro de óleo, garantindo a proteção contra o desgaste abrasivo, o desempenho e a durabilidade dos componentes do motor, da embreagem e da transmissão.

 

A linha Havoline 4T da Texaco foi desenvolvida especialmente com a tecnologia Multiescudo para a lubrificação de motores, embreagens e transmissões de motocicletas de 4 tempos, proporcionando os seguintes benefícios:

 

      - Potência e desempenho

      - Excelente limpeza do motor e da transmissão

      - Durabilidade do motor e caixa de câmbio

      - Partida fácil e proteção em altas temperaturas

      - Funcionamento adequado da embreagem

      - Proteção ao meio ambiente

      - Economia de combustível

 

Havoline 4T SAE 20W-50 atende: 

 

      - Categoria de serviço: 

        API SL 

 

      - Especificação de desempenho no disco de embreagem 

        JASO T 903:2016 - MA/MA2

 

Havoline 4T Motorcycle Oil SAE 10W-30 e SAE 10W-40 atende:

 

       - Categorias de serviço:

         API SL

 

       - Especificação do fabricante

         Honda HMEOC (SAE 10W-30)

 

       - Especificação de desempenho no disco de embreagem

         JASO T 903:2011 - MA/MA2

 

Como vimos neste artigo, as condições de funcionamento do conjunto motor, transmissão e embreagem de uma motocicleta são extremas. Estas condições adversas submetem o óleo a temperaturas e cargas elevadas que requerem o uso de um óleo lubrificante como o Havoline 4T, especialmente formulado para garantir o desempenho, a durabilidade e a autonomia da motocicleta. 

 

Esperamos que este artigo tenha atendido as suas expectativas e contribuído com o seu conhecimento sobre a lubrificação de motocicletas.

 

Caso tenha ficado alguma dúvida ou queira fazer alguma observação sobre o artigo, utilize o campo destinado a comentários.

 

Obrigado e até o próximo correio técnico.

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