Ícone de Whatsapp
Óleos para motor - O que você está perdendo ao usar um óleo SAE 20W50.
Lubrificante Automotivo

Publicado por Eng. José Cesário Neto

28 MAI 2022 | 10h36

A escolha correta de um óleo para motor pode reduzir significativamente os custos de manutenção e gasto com combustível. Por isso, é sempre importante tomar a decisão da compra com base em fatores técnicos e não apenas no preço. 

 

A viscosidade é a principal informação que devemos atentar, pois óleos mais viscosos geram maior resistência fluída para as peças do motor e isso vai impactar no consumo de combustível. 

 

A explicação é simples e está relacionada ao esforço necessário para vencer esta resistência. Quanto maior o esforço necessário, maior o consumo de combustível. 

Imaginemos uma situação cotidiana, em que estamos numa praia para dar uma caminhada. Onde gastaríamos mais energia? Caminhando na beira da praia com a água molhando apenas os nossos pés, ou com a água no nível da cintura? Pois é, a resposta é fácil, não é? Vamos gastar mais energia com a água na cintura. 

 

O que temos visto nos últimos 20 anos no mundo e aqui em nosso país, é a gradativa redução do grau de viscosidade (5w40, 5w30, 5w20 e 0w20) recomendado pelos fabricantes de automóveis, bem como, a disponibilidade de formulações mais modernas visando contribuir com a durabilidade, eficiência e autonomia dos seus veículos. 

 

Portanto, da próxima vez que você for trocar o óleo do seu carro, tenha em mente que se você optar por um óleo SAE 20W50, você perderá a chance de usar um óleo mais moderno que vai proporcionar uma melhor proteção ao motor e economia de combustível.

 

Bem amigos, espero que tenham gostado do assunto de hoje. Utilizem o campo abaixo para deixarem seus comentários, sugestões e dúvidas e até o próximo Correio Técnico. 

(0) Comentário(s)

*Campo obrigatório