A escolha correta de um óleo para motor pode reduzir significativamente os custos de manutenção e gasto com combustível. Por isso, é sempre importante tomar a decisão da compra com base em fatores técnicos e não apenas no preço.
A viscosidade é a principal informação que devemos atentar, pois óleos mais viscosos geram maior resistência fluída para as peças do motor e isso vai impactar no consumo de combustível.
A explicação é simples e está relacionada ao esforço necessário para vencer esta resistência. Quanto maior o esforço necessário, maior o consumo de combustível.
Imaginemos uma situação cotidiana, em que estamos numa praia para dar uma caminhada. Onde gastaríamos mais energia? Caminhando na beira da praia com a água molhando apenas os nossos pés, ou com a água no nível da cintura? Pois é, a resposta é fácil, não é? Vamos gastar mais energia com a água na cintura.
O que temos visto nos últimos 20 anos no mundo e aqui em nosso país, é a gradativa redução do grau de viscosidade (5w40, 5w30, 5w20 e 0w20) recomendado pelos fabricantes de automóveis, bem como, a disponibilidade de formulações mais modernas visando contribuir com a durabilidade, eficiência e autonomia dos seus veículos.
Portanto, da próxima vez que você for trocar o óleo do seu carro, tenha em mente que se você optar por um óleo SAE 20W50, você perderá a chance de usar um óleo mais moderno que vai proporcionar uma melhor proteção ao motor e economia de combustível.
Bem amigos, espero que tenham gostado do assunto de hoje. Utilizem o campo abaixo para deixarem seus comentários, sugestões e dúvidas e até o próximo Correio Técnico.