Ícone de Whatsapp
Os riscos de usar óleos de motor de baixa qualidade
Lubrificante Automotivo

Publicado por Eng. José Cesário Neto

14 ABR 2022 | 15h50

Neste artigo vou destacar quais são os principais malefícios do uso de óleos de baixa qualidade, comumente chamados de óleos de segunda linha e ressaltar os benefícios de se optar por um óleo de qualidade e alto desempenho.

 

A escolha correta de um óleo para motor pode reduzir significativamente os custos de manutenção e gasto com combustível. Por isso, é sempre importante tomar a decisão da compra com base em fatores técnicos e não apenas no preço. Nos últimos anos temos observado uma enxurrada de marcas de lubrificantes em nosso país e a cada dia que passa fica mais difícil escolher o óleo que devemos usar no motor do nosso carro e, principalmente, se estas marcas mais baratas são confiáveis. É comum ouvirmos consumidores dizendo que óleo é a mesma coisa e que não tem diferença usar um óleo de marcas tradicionais e tecnológicas em relação a marcas menos conhecidas e mais em conta. Muito cuidado nesta hora, pois o barato pode sair bem mais caro.

 

Com a evolução dos veículos, hoje dotados de sistemas que geram mais potência e temperaturas bem elevadas, a qualidade do óleo é de fundamental importância, pois assim como o sangue que corre em nossas veias, o óleo circula dentro do motor para mantê-lo funcionando e garantir sua durabilidade. Portanto, a exemplo do corpo humano, que não permanecerá saudável se o sangue não estiver bom, o motor não vai funcionar bem e ter durabilidade, se o óleo for de baixa qualidade. 

 

Veja só esta lista de problemas que podem ser causados pelo óleo de má qualidade:

Os riscos de usar óleos de motor de baixa qualidade

Para entendermos bem, precisamos ter em mente que o motor é composto de uma série de componentes como, por exemplo eixos, pistões, anéis de segmento, válvulas e rolamentos. Tais peças estão em constante movimento e o óleo atua lubrificando estas peças e protegendo-as. Imagine o desgaste que essas peças irão sofrer ao longo do tempo se você usar um óleo de má qualidade. Certamente, a sua longevidade será comprometida significativamente ou, dependendo das condições de uso, o motor pode até mesmo deixar de funcionar repentinamente. 

 

O óleo de baixa qualidade não é capaz de resistir a temperatura gerada nos motores atuais, nem suportar o nível de contaminantes gerados na combustão. Além disso, por não conseguir dar uma boa proteção ao desgaste, o motor perde eficiência e passa a consumir mais combustível. A borra gerada pelo acúmulo dos resíduos engrossa o óleo e, mais cedo ou mais tarde, poderá entupir passagens e dutos importantes que levam o lubrificante as peças, podendo levar a parada do motor, ou como dito popularmente, leva o motor fundir ou bater.

 

Os danos promovidos pela utilização de óleo ruim vão além dos prejuízos nas peças do seu automóvel. Um dos requisitos que mais tem impactado na formulação dos óleos para motor, diz respeito aos níveis de emissão de poluentes no meio ambiente. O óleo de baixa qualidade compromete o funcionamento do motor e a qualidade de queima do combustível, aumentando a poluição ambiental e prejudicando a nossa saúde.

Portanto, quando for trocar o óleo do seu carro procure um óleo de marcas reconhecidamente de qualidade. Estes óleos lubrificantes são capazes de proporcionar os seguintes benefícios:

 

  • O óleo lubrificante correto extrai o melhor do motor do carro;
     
  • As especificações e a qualidade do óleo lubrificante contribuem para a durabilidade das peças do motor, maior intervalo entre trocas de óleo, reduzem a emissão de gases poluentes e promovem a economia de combustível;
     
  • O produto recomendado pelo fabricante do veículo passou por testes que comprovaram sua eficácia. Ou seja, aquele óleo lubrificante faz tudo o que o motor precisa;
     
  • Cada óleo lubrificante possui aditivos e propriedades únicas. O produto aprovado pela montadora reúne um conjunto de características que atua sob medida para seu veículo;
     
  • Se o óleo lubrificante ideal é capaz de manter o carro funcionando perfeitamente, a conclusão é simples: Ele permite que o dono do veículo economize muito! 

    Na marca Texaco, temos a linha Havoline com tecnologia ProDS. Ela cria um escudo que protege o motor contra as impurezas geradas na queima do combustível. São estas impurezas que aumentam o atrito e o desgaste das peças.
     
  • Havoline ProDS proporciona os seguintes benefícios para você e seu carro:
     
  • Maior vida útil do motor;
     
  • Economia de combustível e na manutenção;
     
  • Potência garantida, como se fosse novo;
     
  • Menor emissão de poluentes.

 

 

É isso aí, pessoal. Por hoje é só. Qualquer dúvida, basta usar o espaço destinado a comentários. 

Até o próximo Correio Técnico!

 

(0) Comentário(s)

*Campo obrigatório